Entrar
ou
Cadastro

Evite espaço ou acento no campo Usuário

Coffee Blog

hario_pour_over_silvia_magalhaes
Image

Água: sem ela não há café!

Rastreabilidade do café, orgânico, certificações, variedades e métodos de secagem. Muitos coffee lovers adoram acompanhar detalhes técnicos do café que consomem, mas ignoram um ingrediente importantíssimo: a água.

Responsável por 98% do coado, do espresso e de drinks a base de café, ela é tão importante quanto o próprio grão. Afinal, sem água… não há café! Por ser tão importante, dedicamos esse post para compartilhar informações que farão a diferença na hora de passar seu cafezinho.

Segundo o protocolo da SCAA (Specialty Coffee Association of America), a água ideal deve apresentar pH entre 5,0 e 6,5 e não conter altos índices de cloro, calcário e alto teor de flúor.

Esses elementos podem alterar os sabores originais do café. Essa orientação é seguida à risca, principalmente, nos concursos de qualidade e em campeonatos de baristas.

Vale lembrar que a presença equilibrada de minerais na água é importante por estimular o paladar. Por isso, a água mineral é mais indicada para cafés. Se você não quer comprar do supermercado, sempre FILTRE antes de coar ou de colocar no reservatório da máquina de espresso. Dê preferência aos filtros de carvão ou prata.

Se for comprar sua água, evite aquelas “levíssimas”. Por serem muito leves, elas não conseguem extrair tudo que o grão de café pode oferecer e sempre fique de olho no pH (recomenda-se entre 5,0 e 6,5. Lembra?). Essa informação está sempre nas embalagens das garrafas de água.

Ferver ou não ferver? Eis a questão!

Gostou? Compartilhe ou deixe se comentário abaixo.

Fixar
set 15, 2016
em Blog

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*