Entrar
ou
Cadastro

Evite espaço ou acento no campo Usuário

Coffee Blog

Image

Você sabe o que é um Microlote?

De forma resumida, o microlote é o termo designado para lotes pequenos de cafés com perfis sensoriais únicos. Para atingir um resultado final tão exótico, muitos elementos estão envolvidos. E aí está a beleza da coisa toda! Altitude, nutrição do solo, varietal do cafeeiro, exposição ao sol e vento alinhados ao manejo/tecnologia da lavoura (colheita, técnicas de beneficiamento, armazenamento, torra, etc) favorecem a produção de cafés excepcionais.

Para ser considerado microlote, seu volume deve ser limitado ao mínimo de 1 saca e máximo de 30 sacas, lembrando que pode variar conforme o tamanho do produtor, desde que dentro destes limites. Esses grãos são de apenas uma origem (single origin, ou seja, sem blends), que podem vir de um talhão ou de uma fazenda/sítio.

Vale lembrar que uma fazenda pode ter um microclima espetacular em algumas partes da propriedade para a produção de um lote especial. Exemplo: a mesma variedade de café plantada em faces diferentes da mesma montanha podem produzir cafés bem diferentes. Não existe, portanto, uma receita pronta para produzir um microlote. A natureza alinhada às boas práticas de manejo pode presentear o produtor em cada safra.

Considerando que o Brasil é o maior produtor de café do mundo, achar lotes tão pequenos e especiais foi complicado por anos. Historicamente, esses grãos de altíssima qualidade eram misturados com cafés de qualidade inferior e vendidos como commodity por preços baixos. Com o crescimento do mercado de cafés especiais (specialty coffee), mais um nicho se abriu e a procura por “pérolas” dos cafezais aumentou. E esse é nosso trabalho! Garimpar os melhores cafés produzidos por aqui para surpreender seu paladar.

Ter um relacionamento direto, transparente e honesto com o produtor facilita muito nosso trabalho. Muitas vezes, o próprio cafeicultor identifica o potencial de um microlote e nos liga para contar a novidade. Ter o respeito e essa relação próxima com nossos fornecedores é o segredo do sucesso da nossa carta de cafés disponíveis aqui em nossa loja.

Outro caminho eficiente em busca dos melhores microlotes são os concursos de qualidade. Eles estão se popularizando cada vez mais nas regiões produtoras e nos dá um norte para pesquisar e focar em fazendeiros/sitiantes que estão fazendo um bom trabalho.

Depois de achar o microlote perfeito, o trabalho continua. Só que dessa vez, fora da fazenda: em nossa torrefação. Cada grão tem perfil e exige uma torra que respeite e maximize seu potencial. Nossa missão é lapidar esse diamante para entregá-lo em sua melhor forma para você! Testes e testes com temperaturas do torrador, fluxo de ar dentro do tambor, pontos de torra diferentes são feitos para atingir o melhor perfil sensorial da bebida. Um trabalho complexo da natureza e do homem para surpreender o paladar com sabores exóticos.

Isso é um microlote!

Gostou? Compartilhe ou deixe se comentário abaixo.

Fixar
set 15, 2016
em Blog

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*